Gestão de pessoas e desafios

À frente do Núcleo de Gestão de Pessoas, Lúcia Laudísio também é componente da comissão da virada desde a primeira edição

Texto: Paulo Sergio Serra Teixeira
pauloserra@prefeitura.sp.gov.br

Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Pedro Piva

Lúcia Marisa Laudísio dos Santos é paulistana, tem 54 anos, e vasta experiência na Prefeitura. Ela é formada pela PUC, em Assistência Social, e é servidora pública desde 1981. Este foi seu primeiro e único emprego.

Lúcia começou seu trabalho em creches, serviço que prestou até 1984, quando entrou na SEMPLA, antiga Secretaria de Administração, na área de relações humanas. De lá para cá atuou sempre com a gestão de pessoas.

Nossa entrevistada do dia veio para a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação em 1990, através de pedido de movimentação de pessoal, e já são 31 anos de Prefeitura. E Lúcia adora o que faz. “O astral, o clima de trabalho da SEME é insuperável. As pessoas nos procuram em busca de bem-estar, e isso a gente não encontra em nenhum outro lugar. É gostoso demais trabalhar aqui. Nós criamos um ciclo de amizades contínuo, as pessoas saem e voltam, e todos continuam conversando, é muito bom.”

Atualmente, Lúcia é responsável pelo Núcleo de Gestão de Pessoas, onde cuida da vida funcional de todos os servidores da SEME desde sua nomeação, pagamentos, cursos, até a aposentadoria. O NGP tem 40 servidores, e a Secretaria tem cerca de 1300 funcionários.

Momentos marcantes de seu trabalho foram a reestruturação da SEME, e a Virada Esportiva. “O primeiro teve resultado mais perpétuo, e foi uma dificuldade imensa, principalmente a respeito dos cargos, e das expectativas de contemplação de funcionários. Já a Virada, também é muito difícil e trabalhosa de ser realizada, temos sempre que achar novidades, surpreender. Este ano ainda temos menos tempo para fazer isso. Mas, depois de 72 horas, ver como resultado, o atendimento e a alegria de milhões de pessoas, é muito prazeroso, eu abro um sorriso de orelha a orelha. Esses dois projetos me fascinam na mesma medida.”

Para o futuro, Lúcia nos conta: “Estou em fim de carreira, porque cheguei, talvez, ao que seja o último nível em um cargo de direção, mas minha expectativa é a de continuar dando sempre o meu melhor na SEME, para que os servidores possam atender às suas necessidades, com melhorias profissionais. A Secretaria ainda vai crescer muito, tem um potencial altíssimo. Temos que investir nos cursos de capacitação e nos planos de carreira. O NGP tem que estar sempre em movimento, com melhorias tecnológicas, aprimoramento de processos de trabalho, otimização do tempo, afinal, os funcionários passam grande parte da vida aqui.”

Sobre as mudanças na SEME, desde que está aqui, ela conta: “Foram melhorias absolutamente significativas. O ano de 1990 não tem nada a ver com 2012. A Secretaria está mais madura, consciente de seu papel e de seu potencial. Os programas evoluíram, as pessoas estão prontas para enfrentar os problemas.”

Fora da SEME, em suas horas livres, Lúcia nos disse que tem “grande prazer em ser voluntária do GRAAC. Acho que vou para lá fazer uma doação, mas acabo ganhando uma lição de vida por dia. É maravilhoso. Eu encho o saco de toda a Secretaria para que ajudem também, é um sentimento único.”

Além disso, nossa entrevistada gosta de passar o tempo ao lado dos familiares, adora viajar para a praia, é “alucinada” por Fórmula 1 e assiste também à esportes coletivos. Atualmente está praticando atividades físicas, como caminhada e pilates, e usa a ciclofaixa aos domingos.

“Comecei e vou terminar na Prefeitura”. Essa é Lúcia, sempre de portas abertas para ajudar aos servidores da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Ela também faz parte da Família SEME.